Era uma vez...

E como encontraram
Tal qual encontrei
Assim me contaram
Assim vos contei...

9 de janeiro de 2010

Avatar....a velha e necessária mensagem...


Acabei de ver o filme "Avatar". Adorei ...Linda fotografia, fortes interpretações...Sensibiliza pela destruição da pureza, da beleza...Mas ainda assim me lembrou Pocahontas...(!!!)
Achei extremamente parecido...Tinha até arvores sagradas e sábias...enfim..."nada de novo sob o céu"
Só me traz tristeza e espanto o fato de uma mensagem tão antiga ( não apenas por Pocahontas...)vir com "cara" de novidade...Isso acontece porque não valorizamos o que é essencial...


Vejam só a Pocahontas cantando:
"Se acha que eu sou selvagem

Você viajou bastante, talvez tenha razão
Mas não consigo ver mais selvagem que um ser
Precisa escutar com o coração
Coração...
Se pensa que essa terra lhe pertence
Você tem muito ainda o que aprender
Pois cada planta, pedra, ou criatura
Está viva e tem alma, é um ser"
Bem, isso para mim lembra muito Avatar...eu acho lindo. Mas fico triste e confusa...Essa é a nossa história...É a história de um povo que perdeu contato com seu coração, que se tornou frio e explorador, perdeu a conexão com o sagrado, dentro e fora de si.
Essa é nossa história de cada dia...,de nossa rotina..., trabalhando, comprando, passando o tempo, como se muito tempo tivéssemos...Correndo, correndo às cegas atraz do dinheiro para pagar interminaveis contas que nos trazem benefícios que não temos tempo para usufruir...
E a pressão insustentável para "melhorar" o curriculun, a aparência, o inglês....( lingua dos colonizadores...)
E o "desenvolvimento" que deveria ser "sustentável...é insustentável...para a natureza da Terra, para a natureza do homem...A exploração fere dentro, fere fora...
E me lembrei agora do Renato - o Russo:
"Quem me dera
Ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado
Por ser inocente."




E voltando à Avatar, que lembra nosso passado:


Que Grande Mãe nos proteja a todos!
Que os Deuses Antigos possam nos fazer lembrar da sabedoria perdida na noite dos tempos!!
Que Assim Seja!!!

SOBRE DIREITOS AUTORAIS

As fotos, figuras, textos, frases visualizadas neste blog, são de autorias diversas. Em alguns casos não foram atribuidos os créditos devidos por ignorância a respeito de sua procedência. Se alguém tiver
alguma objeção ou observação por favor contatar-me.
Namastê























CURRENT MOON