Era uma vez...

E como encontraram
Tal qual encontrei
Assim me contaram
Assim vos contei...

12 de agosto de 2009

Destino X Livre Arbítrio


Platão, A República, livro X:X, 617,e:

"Declaração da virgem Láquesis, filha da Necessidade. Almas efêmeras, vai começar outro período portador da morte para a raça humana. Não é um gênio que vos escolherá, mas vós que escolhereis o gênio. O primeiro a quem a sorte couber, seja o primeiro a escolher uma vida a que ficará ligado pela necessidade. A virtude não tem senhor; cada um a terá em maior ou menor grau, conforme a honrar ou a desonrar. Responsabilidade é de quem escolhe. O deus é isento de culpa".X,620, d-e:"Assim que todas as almas escolheram as suas vidas, avançaram, pela ordem da sorte que lhes coubera, para junto de Láquesis. Esta mandava a cada uma o gênio que preferira para guardar a sua vida e fazer cumprir o que escolhera. O gênio conduzia-a primeiro a Cloto, punha-a por baixo da mão dela e do turbilhão do fuso a girar, para ratificar o destino que, depois da tiragem à sorte, escolhera. depois de tocar no fuso, conduzia-a novamente à trama de Átropos, que tornava irreversível o que fora fiado. Desse lugar, sem poder voltar para trás, dirigia-se para o trono da Necessidade, passando para o outro lado."


O texto de Platão acima, sugere que nós próprios pré-determinamos nosso destino..., porém estando dentro da engrenagem, pouca coisa pode ser mudada...e você?

ACREDITA EM LIVRE ARBÍTRIO OU PENSA QUE ESTAMOS PRÉ-DESTINADOS??
DEIXE SEU COMENTÁRIO....

SOBRE DIREITOS AUTORAIS

As fotos, figuras, textos, frases visualizadas neste blog, são de autorias diversas. Em alguns casos não foram atribuidos os créditos devidos por ignorância a respeito de sua procedência. Se alguém tiver
alguma objeção ou observação por favor contatar-me.
Namastê























CURRENT MOON