Platão, A República, livro X:X, 617,e:
"Declaração da virgem Láquesis, filha da Necessidade. Almas efêmeras, vai começar outro período portador da morte para a raça humana. Não é um gênio que vos escolherá, mas vós que escolhereis o gênio. O primeiro a quem a sorte couber, seja o primeiro a escolher uma vida a que ficará ligado pela necessidade. A virtude não tem senhor; cada um a terá em maior ou menor grau, conforme a honrar ou a desonrar. Responsabilidade é de quem escolhe. O deus é isento de culpa".X,620, d-e:"Assim que todas as almas escolheram as suas vidas, avançaram, pela ordem da sorte que lhes coubera, para junto de Láquesis. Esta mandava a cada uma o gênio que preferira para guardar a sua vida e fazer cumprir o que escolhera. O gênio conduzia-a primeiro a Cloto, punha-a por baixo da mão dela e do turbilhão do fuso a girar, para ratificar o destino que, depois da tiragem à sorte, escolhera. depois de tocar no fuso, conduzia-a novamente à trama de Átropos, que tornava irreversível o que fora fiado. Desse lugar, sem poder voltar para trás, dirigia-se para o trono da Necessidade, passando para o outro lado."
O texto de Platão acima, sugere que nós próprios pré-determinamos nosso destino..., porém estando dentro da engrenagem, pouca coisa pode ser mudada...e você?
ACREDITA EM LIVRE ARBÍTRIO OU PENSA QUE ESTAMOS PRÉ-DESTINADOS??
DEIXE SEU COMENTÁRIO....
DEIXE SEU COMENTÁRIO....
(recebi por e-mail)
ResponderExcluirLivre arbítrio SEMPRE!!!!
Acredito que todas as nossas ações tenham consequências mas repetimos o padrão por que "é mais fácil mimeografar o passado que imprimir o futuro". Não porque algo nos prende a esse padrão, mas porque nós escolhemos nos prender. É nossa escolha.
Quanto as engrenages, quando a gente realmente quer nada impede de jogar uma chave inglesa nelas...
Beijos
Joanna
----------------------
Gi,
Sinceramente, eu não sei... uma coisa exclui, necessariamente, a outra?
Tenho a liberdade de fazer escolhas dentro de um certo limite, ou seja, há determinadas circunstâncias pelas quais preciso passar, mas de qualquer forma, estou livre para decidir como passar... Como diz Viktor Frankl, o homem pode sempre escolher como se comportar diante de uma situação, mesmo a mais adversa situação que lhe ocorre...
Fico em dúvida sobre isso na minha vida e diante de algumas previsões que conversamos... percebo que vc indica as tendências, mas são as minhas escolhas que determinam como será a minha vida. É por aí? Puxa... assunto complexo...rsrs
Bjos!
Carla
---------------------------
Eu acredito em Livre arbítrio e escolhas. Acredito também que parte de nós é pré-destinada, por isso temos nosso MAPA Natal - escolhemos o dia, a hora, a missão, o aprendizado, mais os caminhos que nos levarão a cumprir essas escolhas, são livres - podemos escolher a melhor estrada para trilhar. O céu nos mostra tudo que vamos aprender e a que viemos nessa vida, mais a escolha de como alcançar isso, é livre.
Mesmo dentro da roda viva, podemos escolher não participar de determinadas rodas, podemos escolher não agradar os outros mais estar em paz consigo mesmo o tempo todo, podemos escolher nosso companheiro, nossos amigos, nossa diversão e escolher também não fazer parte de nada disso.
Podemos experimentar situações e escolher viver outras... Podemos viver intensamente um amor, uma paixão e escolher um caminho diferente.
Por esses encontros e desencontros acredito que somos livres para cumprir o nosso destino!!
Estou com saudades de você, espero que esteja tudo bem!
Muitos beijos, saúde e alegrias!
Élen
Grata, meninas do meu coração!!!
ResponderExcluir